Sua conta não foi aprovada para o Instagram Shopping. E agora?

Sendo testado desde 2016, chegando às contas brasileiras no primeiro semestre de 2018, o Instagram Shopping, também conhecido como Instashop, é uma funcionalidade implementada pelo Instagram em contas comerciais que permite colocar links diretos para produtos específicos em seu e-commerce.

Funciona da seguinte maneira: cada publicação possui um ícone “Toque para ver” no canto inferior esquerdo das fotos. Cada publicação poderá exibir até 5 marcações de produtos ou nove por carrossel. Ao selecionar mostrará detalhes dos produtos em uma nova aba com um botão “Comprar” que levará para a página do produto na loja virtual.

Excelente recurso para conversão no e-commerce, essa ferramenta pode acabar sendo uma grande dor de cabeça para os usuários em função de alguns detalhes técnicos nada intuitivos em sua configuração.

Apresento aqui alguns dos erros mais comuns encontrados pelos usuários e suas possíveis soluções:

  1. Feed de produtos reprovado ou com erros

    Muitos problemas podem resultar na reprovação do catálogo de produtos, sendo o principal deles a má configuração no cadastros dos produtos na loja virtual. Consulte os problemas específicos informados em seu feed na seção “Catálogo” do gerenciador de anúncios do Facebook.

  2. Aprovação pendente no InstaShop

    Certifique-se de que todos os requisitos foram cumpridos, seguindo este tutorial de como CRIAR UM CATÁLOGO NO FACEBOOK e aguarde o menu “Produtos” ser liberado em seu app do Instagram. Não há um prazo definido, mas isso geralmente demora entre 3 e 5 dias.

    Se todos os requisitos estiverem atendidos dependerá apenas da equipe do Instagram e não há nada que se possa fazer em relação a esse processo. Esteja sempre atento as configurações dos seus produtos, loja, fanpage e Instagram para garantir que tudo esteja em conformidade.

  3. Produto cadastrado não aparece no app do Instagram

    Você pode configurar o catálogo do Facebook para ser atualizado de hora em hora. Mesmo após a atualização do catálogo do Facebook, é possível que o Instagram demore ainda mais um tempo para sincronizar pois são duas plataformas distintas. Há também a possibilidade do produto ser recusado no feed, nesse caso acesse o Catálogo no Gerenciador de Anúncios para verificar.

    Uma boa prática, para garantir que não hajam problemas, é cadastrar um produto seguindo o passo-a-passo atentamente e aguardar ao menos 2 horas antes de fazer o post no Instagram e marcar o produto. Este é um bom tempo que respeita o período de atualização das plataformas.

  4. Não é possível criar anúncios, catálogos ou vincular a fanpage ao Instagram

    É possível que seu perfil esteja com algum bloqueio por violação das diretrizes do Facebook. Para solucionar este problema entre em contato com a equipe do Facebook solicitando revisão e desbloqueio. Consulte a Central de Ajuda do Facebook para usuários ou a Central de Ajuda do Facebook para Anunciantes.

E-Book direto ao ponto o Insta Rico é para quem quer vender com Instagram transformando ele em uma verdadeira maquina de vendas.

Deixe seu comentário

Veja também