Como funciona o Google Ads?

Administrar um negócio online não é brincadeira, especialmente quando você precisa competir com gigantes como a Amazon, que têm um orçamento de marketing infinito para alimentar sua publicidade. A corrida para alcançar a primeira página dos resultados de pesquisa do Google é altamente competitiva. Tentar alcançar a primeira página, mesmo com um excelente SEO, pode levar meses ou até mesmo um ano.

É aqui que entra o anúncio pago (PPC). O Google Ads é o serviço de publicidade do Google que permite que as empresas exibam seus anúncios nas páginas de resultados de pesquisa do Google. Os anúncios geralmente aparecem na parte superior ou inferior da SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa).

A utilização do Google Ads é uma estratégia de marketing comum e eficaz entre empresas que desejam obter seus primeiros clientes on-line. Hoje, vamos mergulhar em algumas noções básicas sobre como usar o Google Ads para sua empresa.

Vantagens de usar o Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta poderosa quando se trata de anunciar uma empresa online. O que faz isso tão bom? Abaixo estão algumas das vantagens que as empresas desfrutam na plataforma de marketing paga do Google:

Segmentação precisa

Com as muitas opções de segmentação do Google, os proprietários de empresas podem garantir que o anúncio seja exibido apenas para clientes em potencial. Os proprietários de empresas podem filtrar o público com base na localização geográfica, idade, palavras-chave e muito mais. Além disso, eles também podem escolher a hora do dia em que seus anúncios serão exibidos para seu público-alvo. Um exemplo comum que muitas empresas usam é exibir anúncios somente de segunda a sexta, das 8h às 17h. Isso ocorre devido ao fato de as empresas estarem fechadas ou serem mais lentas nos finais de semana. Isso pode ajudar a otimizar o gasto com anúncios.

Isto é especialmente vantajoso para empresas locais. Os estudos mostram que 50% dos usuários de dispositivos móveis que realizaram uma pesquisa local em seus smartphones acabaram visitando a loja em um dia, o que dá às empresas locais a vantagem de chamar a atenção da multidão para o topo das SERPs.

Mirar dispositivos específicos

Após uma atualização em 2013, o Google Ads passou a permitir que as empresas escolham o tipo de dispositivo em que seus anúncios serão exibidos. Para a rede de pesquisa, você pode escolher entre desktops, tablets e dispositivos móveis. Na rede de exibição, as empresas podem até detalhar ainda mais e segmentar dispositivos específicos, como iPhones ou Windows. Os ajustes de lance permitem que os lances sejam maiores ou menores nos dispositivos com maior probabilidade de conversão em seu site. Dica: veja dados de conversão e comércio eletrônico no Google Analytics.

Pague apenas pelos resultados

Esta é sem dúvida a vantagem mais popular da publicidade no Google Ads. Com o Google Ads, as empresas pagam apenas pelos cliques nos anúncios, em vez de impressões. Isso é chamado de modelo de publicidade pay-per-click (PPC). Dessa forma, as empresas economizam dinheiro pagando apenas quando um usuário realizou uma ação para visualizar seu website.

Acompanhamento de desempenho

O Google Ads permite que as empresas acompanhem o desempenho de seus anúncios. Isso significa que você pode acompanhar o número de usuários visualizados e clicar no seu anúncio. O Google Ads também permite que você acompanhe o número de usuários que realizam a ação desejada depois de visualizar seu website.

De acordo com o relatório de Impacto Econômico do Google, as empresas ganham em média US$ 2 para cada dólar gasto no Google Ads. Em um momento como este, usar o Google Ads como parte de sua estratégia de marketing online é obrigado a trazer resultados positivos. No entanto, isso nem sempre é verdade em todos os setores. A melhor maneira de descobrir se o Google Ads será lucrativo para sua empresa é tentar.

Se você estiver confuso sobre como configurar sua conta e como usar o Google Ads com lucratividade, este artigo ajudará você a fazer exatamente isso. Continue lendo.

Preparando-se para o PPC

Pay Per Click publicidade é uma ferramenta poderosa, mas apenas quando é usada de forma inteligente. Antes de entrar no processo de criar sua conta do Google Ads, você precisa descobrir seus objetivos. Embora “mais vendas” possa parecer um grande objetivo, a publicidade online exigirá que você seja mais específico.

É altamente improvável que alguém que visite seu website pela primeira vez faça uma compra. Vendas online consistem em fazer e nutrir uma relação de confiança com o consumidor. Por esse motivo, pode haver vários objetivos para uma empresa usar o Google Ads. Tal como:

  • Gerando vendas
  • Inscrições
  • Inscrições por e-mail
  • Geração de Leads
  • Melhorando o reconhecimento da marca e o valor de recall

Embora seja perfeitamente correto ter mais de um objetivo, lembre-se de que você terá que executar campanhas diferentes para atingir objetivos diferentes (mais sobre isso adiante). Além de identificar seu objetivo, há outro pré-requisito muito importante para anunciar no Google Ads, ter uma Landing Page (página de destino).

Landing Page

Uma landing page é um URL ou uma página da web na qual um usuário “acessa” quando clica no anúncio. Uma landing page é uma página independente, distinta do seu site principal, projetada para se concentrar em um objetivo específico. Uma ótima página de destino é crucial para o sucesso de sua campanha do Google Ads. Uma página de destino bem projetada e otimizada ajudará a converter visitantes em leads, ou até em clientes.

Tenha as seguintes considerações em mente ao criar sua landing page:

  • Páginas de destino focadas: projete páginas de destino individuais para ofertas individuais. Uma landing page que foca em múltiplos objetivos pode acabar confundindo seus visitantes.
  • Call-to-action: não se esqueça de incluir e realçar adequadamente um botão que induza a ação desejada na sua página de destino.
  • Compatível com dispositivos móveis: com o número cada vez maior de usuários de dispositivos móveis na Internet, é essencial garantir que sua página de destino seja otimizada para dispositivos móveis.
  • Cumpra o que prometeu: sua página de destino deve cumprir as promessas feitas em seu anúncio. Por exemplo, se seu anúncio fala em desconto, verifique se a página de destino apresenta o desconto.

Até agora, você deve ter uma lista de objetivos definidos e páginas de destino dedicadas que servem para realizar cada um deles. Agora é hora de configurar sua conta do Google Ads.

Configurando a conta do Google Ads

Etapa 1: inscreva-se

Basta ir ao site do Google Ads e inscrever-se com sua conta do Google. Se você não tiver uma conta do Google, terá que criar uma. Não se preocupe, não deve demorar mais do que alguns minutos.

Depois de inserir os detalhes necessários, você irá acessar a página para criar sua primeira campanha. Onde você pode escolher seu orçamento, público-alvo, definir seus lances e escrever o texto do anúncio.

Etapa 2: defina seu orçamento

Definir um orçamento é a tarefa mais importante na lista. A definição do orçamento diário garante que você nunca ultrapasse seus limites de gastos. A melhor maneira de calcular seu orçamento diário é primeiro entender o número de visitantes que sua página de destino pode converter em clientes. Se você está apenas começando, não há problema em trabalhar com as médias.

De acordo com o WordStream, a taxa média de conversão entre setores é de 2,35%. Isso significa que, em média, apenas 2,35% dos usuários realizam a ação desejada depois de clicar em um anúncio. Tendo em conta a taxa média de conversão do seu setor, você pode descobrir quanto está disposto a gastar com cada visitante. Isso também é chamado de custo por aquisição (CPA).

Depois de escolher a moeda e o orçamento desejados, clique em salvar e siga para a próxima etapa.

Etapa 3: selecione seu público-alvo

Nesta etapa, você pode especificar a localização geográfica do seu público-alvo. Esse recurso garante que seu anúncio seja exibido apenas para os usuários que realizam uma pesquisa usando as palavras-chave para as quais você está oferecendo (mais sobre isso posteriormente) e que estão presentes na localização geográfica especificada por você.

Ao usar a opção de pesquisa avançada, você ganha acesso a “segmentação por raio”. A segmentação por raio permite-lhe segmentar um determinado raio a partir do seu código postal. Dependendo da natureza do seu negócio, você pode segmentar países inteiros ou apenas cidades se vender algo localmente. Você pode até definir ajustes de lance diferentes por segmentação por raio. Por exemplo, talvez você queira definir um lance maior em um raio de 10 km, mas diminuir em um raio de 30 km.

Etapa 4: escolha uma rede

O próximo passo é escolher entre a Rede de Pesquisa do Google e a Rede de Display. A Rede de Pesquisa coloca seus anúncios na SERPs do Google, enquanto a Rede de Display exibirá seu anúncio em qualquer website que exiba anúncios.

Para iniciantes e pequenas empresas, recomenda-se acompanhar a Rede de Pesquisa, pois ela exibe seus anúncios para os usuários que pesquisam especificamente palavras-chave relevantes para sua empresa. Os anúncios gráficos podem ser ótimos para branding, retargeting e geralmente têm um CPC muito menor. Mas eles também não são orientados por consulta.

Etapa 5: escolha suas palavras-chave

Palavras-chave são os termos de pesquisa ou frases que um usuário insere na caixa de pesquisa do Google quando estão realizando uma pesquisa. O Google permite escolher de 15 a 20 palavras-chave que podem acionar seu anúncio para aparecer na SERP. Não se preocupe, você sempre pode adicionar mais palavras-chave mais tarde.

É recomendável escolher algumas poucas palavras-chave as quais você tem certeza de trazer resultados, ao invés de escolher 20 que você talvez possa achar relevante. Dito isto, preste também atenção aos volumes de pesquisa das palavras-chave escolhidas. Embora possa parecer tentador escolher uma palavra-chave que tenha o volume de pesquisa de 450.000, isso pode não ser a melhor ideia.

Conforme mencionado anteriormente, o Google Ads funciona em um sistema de lances. Palavras-chave com altos volumes de pesquisa são geralmente extremamente caras para concorrer. Escolher mais palavras-chave ou escolher palavras-chave com alto volume de pesquisas pode tornar um anúncio caro.

Mantenha seus custos sob controle escolhendo algumas palavras-chave relevantes com volumes de pesquisa moderados.

Tipos de palavras-chave  e determinando o “Keyword Match” correto

Existem quatro tipos de correspondência de palavras-chave que determinam como você deseja que seu anúncio seja exibido.

Correspondência ampla: a correspondência ampla é a configuração padrão no Google Ads. De acordo com o Google, “permite que o seu anúncio seja exibido para pesquisas em frases semelhantes e variações relevantes, incluindo sinônimos, formas singular e plural, possíveis erros de ortografia, variações”.

A correspondência ampla permite alcançar a parte mais ampla do seu público. No entanto, como a correspondência ampla também mostra seus anúncios de sinônimos e uma parte de suas palavras-chave, seu anúncio pode aparecer em muitos resultados de pesquisa irrelevantes.

Por exemplo, você pode estar segmentando para “restaurantes finos São Paulo”, usando a correspondência ampla, seu anúncio também pode ser exibido nos resultados de “pizza em são Paulo”.

Modificador de correspondência ampla: o modificador de correspondência ampla oferece mais controle. Ao adicionar um “+” antes de um termo, você pode bloqueá-lo. Somente quando um termo de pesquisa contiver as frases ou palavras depois de “+”, seu anúncio será exibido nos resultados.

Por exemplo, se você fizer uma oferta por “+ restaurantes finos São Paulo”, seu resultado nunca será exibido para termos de pesquisa como “pizza em São Paulo”.

Correspondência de frase: a correspondência de frase oferece ainda mais controle aos anunciantes. Quando você escolhe a correspondência de frase, seu anúncio é exibido apenas em resultados de termos de pesquisa que estão na mesma ordem da palavra-chave escolhida.

Isso significa que, se você escolher “restaurantes finos São Paulo”, seu anúncio não será exibido para “São Paulo restaurantes finos”. Para especificar a correspondência de frase, basta colocar suas palavras-chave entre aspas.

Correspondência exata: como o nome sugere, essa opção garante que seu anúncio seja exibido apenas quando alguém pesquisar com um termo de pesquisa idêntico às palavras-chave escolhidas.

Se você tiver escolhido a correspondência exata e sua palavra-chave for “restaurantes finos de São Paulo”, seu anúncio nem será exibido para termos de pesquisa como “os melhores restaurantes finos de São Paulo”.

Para especificar a correspondência exata, coloque colchetes ao redor das palavras-chave escolhidas. (Exemplo: [restaurantes finos de São Paulo]) Dica: Usar a correspondência exata pode ser uma maneira segura e mais lenta de dimensionar nossas campanhas quando você está começando.

Palavras-chave negativas: palavras-chave negativas são os termos que ajudam a garantir que seu anúncio não seja exibido para públicos-alvo irrelevantes. Esse recurso do Google Ads é útil se você tiver um produto/serviço que possa compartilhar palavras-chave com algo que não esteja relacionado.

Etapa 6: defina seu lance

Conforme mencionado anteriormente, o Google Ads usa um modelo de lance. Um lance é a quantia que você está disposto a pagar por todas as pessoas que clicam no seu anúncio. Se você e seu concorrente estiverem fazendo lances para a mesma palavra-chave e se você estiver disposto a pagar mais por clique, seu anúncio será exibido mais alto que o deles.

Como você pode ver, você é apresentado com duas opções. Este primeiro permite que o Google defina seu valor de lance para maximizar o retorno de seu orçamento. Se preferir definir seu lance manualmente, sugerimos fazer algumas pesquisas usando o Planejador de palavras-chave do Google.

Se você está apenas começando, talvez queira começar com lances automáticos até se familiarizar com o sistema do Google Ads. No entanto, definir lances manualmente geralmente pode ser mais econômico. Embora às vezes isso também requer manutenção adicional contínua.

Etapa 7: escreva seu anúncio

Escrever seu anúncio é sem dúvida a parte mais crítica desse processo. Sugerimos que você pense seriamente e seja realmente convincente. Sua mensagem deve comunicar claramente sua oferta de maneira que ela convença o usuário a clicar em seu anúncio e visitar seu website. Aqui estão algumas dicas para você começar:

Melhores Práticas de Copywriting:

  • Curta: não há muito espaço para texto. Portanto, mantenha sua mensagem no ponto.
  • O título é crucial: o título do seu anúncio é a primeira coisa que um usuário encontrará. Certifique-se de que sejam chamativos e os convença a clicar no anúncio.
  • Tenha um bom call-to-action: um plano de ação claro informa ao usuário o que você quer que ele faça.

Anatomia de um anúncio:

  • Manchetes: o Google Ads permite que até dois títulos sejam incluídos em um anúncio, cada um com 30 caracteres. Certifique-se de usar este espaço limitado com sabedoria. Além disso, recomenda-se incluir pelo menos uma das palavras-chave escolhidas nos títulos.
  • Descrição: O espaço de descrição é de 80 caracteres. Use-o para transmitir sua mensagem ao usuário com clareza. Se possível, inclua ofertas ou descontos nesta seção para garantir que o usuário clique no seu anúncio. Além disso, verifique três vezes se há erros ortográficos e gramaticais.

Etapa 8: crie seu anúncio

Quando terminar de escrever seu anúncio, clique no botão “Salvar” e continue até a última etapa do processo. Nesta seção, o Google perguntará sobre sua empresa e suas informações de pagamento. Você será cobrado quando esgotar o orçamento definido ou 30 dias depois, o que ocorrer primeiro.

Executando Múltiplos Anúncios

Como mencionado anteriormente, é aconselhável executar vários anúncios para se concentrar em vários objetivos. Isso pode ser feito facilmente executando várias campanhas de uma só vez. Você pode descobrir quais convertem melhor para o seu negócio.

Cada campanha consistirá em vários grupos de anúncios. Cada grupo de anúncios será composto por palavras-chave semelhantes e as páginas de destino terão um tema semelhante. Por exemplo, para uma loja de eletrodomésticos, um grupo de anúncios pode ser dedicado a televisão, enquanto outro é dedicado a refrigeradores.

No entanto, ambos os grupos de anúncios podem ser incluídos na mesma campanha. Os grupos de anúncios em uma única campanha compartilharão o mesmo orçamento, local e configurações de segmentação por dispositivo. Se você deseja segmentar vários locais ou dispositivos, terá que criar campanhas separadas.

Avaliação de campanha

Como mencionado anteriormente, uma das maiores vantagens de usar o Google Ads são seus recursos de rastreamento. Usando esses recursos, você poderá determinar se o anúncio que você acabou de criar está apresentando um bom desempenho.

Para fazer isso, o primeiro passo é selecionar uma fonte de conversão. Para pequenas empresas, as duas áreas de conversão mais comuns são:

  • Websites: quando um cliente clica no seu anúncio, visita sua página de destino e realiza a ação desejada.
  • Telefones: quando um usuário de celular liga para você no número de telefone mencionado em seu anúncio ou clica no botão de chamada em seu site ou página de destino.

A primeira coisa a fazer é configurar uma meta do Google Analytics em seu website e seguir estas instruções adicionais para configurar o acompanhamento de conversões do Google Ads (WordPress, Woocommerce e Easy Digital Downloads).

Você também pode acompanhar conversões telefônicas em seus anúncios. Dica: se sua empresa depende muito de chamadas telefônicas, também é recomendável se inscrever em um software de relatório de chamadas de terceiros, como o CallRail. Isso tem uma fácil integração com o WordPress e Google Ads.

Índice de qualidade do Google

O Google também acompanha o desempenho dos seus anúncios e usa essas informações para determinar onde seu anúncio será exibido na página de resultados da pesquisa. Usando os seguintes fatores como referência, o Google atribui um Índice de qualidade (QS) a cada uma de suas palavras-chave:

  • Relevância da página de destino: a relevância da palavra-chave para o conteúdo presente na sua página de destino.
  • Relação de cliques esperada: a probabilidade de um usuário clicar em seu anúncio depois de pesquisar pela palavra-chave.
  • Relevância do anúncio: a relevância do seu anúncio para a palavra-chave.

Verifique o Índice de qualidade de suas palavras-chave adicionando a coluna “Índice de qualidade” na guia “Palavras-chave” da sua conta do Google Ads.

O índice de qualidade não apenas ajuda a determinar o posicionamento do seu anúncio, mas também afeta o processo de lances e o que você paga por clique. Para determinar a posição do seu anúncio, o Google multiplicará o valor do lance com seu índice de qualidade. Por exemplo, para uma determinada palavra-chave, se seu índice de qualidade for 0,7 e você fizer um lance de US $ 1,00, seu anúncio será colocado abaixo de seu concorrente, cuja pontuação de qualidade é 0,4 e o lance é de US $ 2,00.

Um Índice de qualidade 7/10 é o número recomendado e é suficiente. Ir acima de 7 é ótimo, mas nem sempre é possível e pode não valer a pena o esforço. Qualquer coisa abaixo de 7 é um sinal de que algo está errado e deve ser trabalhado.

Resumo

O Google Ads é uma ferramenta extremamente poderosa quando se trata de adquirir novos clientes para pequenas empresas. No entanto, se não for usada de maneira inteligente, a plataforma pode custar dinheiro de publicidade real, sem gerar um ROI respeitável.

Além de usar a inteligência que você obteve por meio desse post, a chave do sucesso está em testar constantemente seus anúncios e otimizá-los para um melhor desempenho.

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