Como configurar uma loja no Facebook: Guia para iniciantes

Se você deseja ter sucesso, você precisa ser proativo, não pode esperar que os clientes lhe procurem – você deve entrar em contato com eles. Então, onde eles estão? Facebook.

O Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 1,09 bilhão de pessoas acessando diariamente para gastar uma média de 58,5 minutos de seu tempo na plataforma.

Se você vende produtos online – e não possui uma loja no Facebook, está perdendo uma grande oportunidade.

Além disso, o recurso de loja do Facebook não está disponível apenas para os grandes varejistas – qualquer pessoa pode ter uma. Para empreendedores de comércio eletrônico, é uma das maneiras mais fáceis de usar o marketing de mídia social.

Neste artigo, você aprenderá como criar uma loja no Facebook e como integrar sua loja no Facebook. Não deixe de ler até o final para aprender a marcar seus produtos nas postagens do Facebook.

Para que exatamente serve uma loja do Facebook?

Uma loja do Facebook é uma guia que você pode configurar na sua página do Facebook para promover e vender seus produtos diretamente aos usuários do Facebook na própria plataforma.

Aqui está um exemplo de uma loja do Facebook do usuário do Shopify Best Self Co:

Quando os usuários do Facebook clicam em um produto, eles exibem uma página de produto.  Nesta página, eles podem ver fotos e vídeos e ler a descrição do produto.

Quais são os benefícios de uma loja no Facebook?

Antes de vermos como criar uma loja no Facebook, é importante entender exatamente como uma loja no Facebook pode ajudá-lo nos seus negócios.

Aqui estão os três principais benefícios de ter uma loja no Facebook:

1. Você pode marcar produtos nas postagens do Facebook para aumentar suas vendas

Depois de configurar uma loja no Facebook, você poderá começar a marcar qualquer um dos seus produtos em destaque nas suas imagens.

Isso garante que todos os que visualizam suas postagens fiquem cientes dos produtos disponíveis.

No exemplo abaixo da Nike, você pode ver as miniaturas da lista de produtos.

Além disso, observe como cada produto da imagem possui um ícone de etiqueta de preço? 

Quando os usuários passam o mouse sobre o ícone, as informações do produto são exibidas.

Aqui está a melhor parte: depois de configurar sua loja no Facebook, a marcação de produtos nas postagens é rápida e fácil.

2. Você pode tirar proveito do engajamento social no Facebook

Lembre-se de que o usuário médio diário gasta quase uma hora na plataforma todos os dias.

Ao adicionar uma guia da loja do Facebook à sua página, você pode capitalizar a maneira como os usuários se envolvem no Facebook.

Ao contrário do seu site, quando as pessoas veem seus produtos em sua loja do Facebook, eles podem gostar deles, salvá-los para mais tarde, compartilhá-los com amigos ou deixar um comentário fazendo uma pergunta ou compartilhando seus pensamentos.

Cada uma dessas ações ajudará a expor sua marca a novas pessoas da melhor maneira possível – através de um amigo.

Esses comentários funcionam como uma forma poderosa de prova social – as pessoas são fortemente influenciadas pelas opiniões e ações dos outros.

3. Uma loja do Facebook pode ajudar a reduzir obstáculos no processo de vendas

Você deve facilitar ao máximo a compra de seus produtos.

Quanto mais longo o caminho que você faz com que os clientes percorram, maior a probabilidade de desistir ou se distrair e não concluir a compra.

Simplificando, uma loja no Facebook facilita a vida dos usuários.

Eles podem procurar seus produtos na mesma janela que estão usando para conversar com amigos. Além disso, eles podem adicionar produtos ao carrinho e fazer check-out na plataforma ou acessar o site para concluir a compra dos produtos.

O problema com as lojas do Facebook em 2020

Infelizmente, o recurso da loja do Facebook não está disponível no momento em todos os países. Então, quais países podem acessar o recurso?

Boa pergunta – não faço ideia.

O Facebook não é muito claro nesse sentido, dizendo apenas: “Esse recurso está sendo implementado gradualmente e talvez ainda não esteja disponível para você.”

Existe realmente apenas uma maneira de descobrir se você pode acessar esse recurso: tente criar uma loja no Facebook e veja se a opção está lá.

O Facebook fornece carrinho de compras e serviço de checkout apenas para vendedores nos EUA. Não sabemos quando outros países podem esperar o acesso a esse recurso.

Mas se você não está baseada nos EUA, você ainda pode usar uma loja de Facebook como um canal de vendas para conectar novos clientes e enviá-los para o seu site usando uma Call-to-Action.

Agora vamos ver como configurar uma loja do Facebook com o Shopify. Em seguida, veremos como criar uma loja autônoma no Facebook.

Como configurar uma loja do Facebook com o Shopify

Recomendamos esta opção para vendedores sérios (e para usuários existentes do Shopify).

Em primeiro lugar, você está no controle – sua empresa não dependerá completamente dos caprichos das futuras políticas do Facebook.

Você também pode utilizar o poderoso software de gerenciamento de comércio eletrônico do Shopify.

E o Shopify ainda permite integrar vários canais de vendas.

Isso significa que você pode vender em seu próprio site, Facebook, Messenger, Instagram e muito mais, tudo em um único painel.

Em outras palavras, facilitará sua vida.

Pronto para começar a trabalhar?

Etapa 1: Crie sua loja Shopify

Se você ainda não possui uma loja Shopify, acesse Shopify.com e crie uma conta.

O Shopify oferece uma avaliação gratuita de 14 dias, para que você possa testá-la antes de aderir a algum plano.

No entanto, para criar uma loja no Facebook, você precisará se inscrever em um dos planos da Shopify, que começam em apenas US $ 29 por mês.

Quando terminar, você será levado ao seu novo painel do Shopify – também conhecido como o centro de comando do seu futuro império de comércio eletrônico:

Neste momento, o Shopify solicitará que você adicione um produto, personalize seu tema e adicione um nome de domínio.

Se você ainda não tem uma página no Facebook para sua empresa, precisará configurá-la antes que possamos continuar.

Etapa 2: Conecte sua loja Shopify à sua página do Facebook

Vá para o painel do Shopify, clique em “Canais de vendas” e clique no ícone de adição para adicionar o Facebook como um novo canal de vendas.

Depois de fazer isso, clique em “Conectar conta” para conectar o Shopify à sua conta do Facebook.

Connect Facebook and Shopify

O Facebook solicitará que você permita que o Shopify “gerencie suas páginas e publique como páginas que você gerencia” – clique em “OK” para continuar.

Em seguida, use o menu suspenso para selecionar a página do Facebook para a qual deseja criar uma loja do Facebook. Depois de fazer isso, clique em “Conectar página”.

Nesse momento, você será solicitado a ler e concordar com os Termos e políticas do vendedor do Facebook. Leia estes antes de clicar em “Aceitar termos”.

Pode levar até 48 horas para o Facebook revisar e aprovar sua loja. Enquanto isso, vamos detalhar o que você fará quando receber a luz verde do Facebook.

Depois que o Facebook aprovar sua loja, você precisará se inscrever em um dos planos do Shopify e clicar em “Ativar” antes de poder começar a vender na sua loja do Facebook.

Etapa 3: Escolha quais produtos e coleções mostrar no Facebook

Agora que você vinculou sua loja do Shopify à sua página do Facebook, é hora de configurar sua loja do Facebook.

Para adicionar produtos à sua loja do Facebook, clique na guia “Produtos” no painel do Shopify e selecione os produtos que você deseja adicionar.

Em seguida, clique em “Ações” para abrir o menu de ações e clique em “Disponibilizar produtos”.

Uma janela pop-up perguntará em quais canais de vendas você deseja que os produtos sejam exibidos. Marque a caixa ao lado de Facebook e clique em “Disponibilizar produtos”.

Você também pode adicionar coleções à sua loja do Facebook da mesma maneira. Basta clicar na guia “Coleções” no painel do Shopify e repetir o processo.

Agora, para editar como os produtos são organizados em sua loja do Facebook, vá para a guia “Publicação” em “Facebook” na barra lateral.

Aqui você pode adicionar, remover e organizar coleções de produtos mostrados na sua loja do Facebook.

Quando terminar, vá para a sua página do Facebook e você verá uma nova guia “Loja” com seus produtos e coleções.

Aqui está um exemplo do usuário do Shopify KKW Beauty:

Se você quiser alterar a ordem das guias da sua página do Facebook, leia a “Etapa 1” da próxima seção.

Como configurar uma loja do Facebook sem serviço de terceiros

Nesta seção, veremos como configurar e gerenciar uma loja do Facebook usando apenas a própria plataforma.

Novamente, se você ainda não possui uma, certifique-se de configurar uma página comercial do Facebook antes de continuar.

Etapa 1: Adicione a guia “Loja”

Navegue até a sua página do Facebook e clique em “Configurações”.

Você verá um enorme menu de opções de página do Facebook. Agora, clique em “Modelos e guias” para que possamos adicionar a guia da loja do Facebook.

Isso mostrará todas as guias que você está usando no momento. Role até a parte inferior da lista e clique em “Adicionar uma guia”.

Agora, encontre “Loja” e clique em “Adicionar guia”.

Isso adicionará a guia de compras à sua página do Facebook.

Se você deseja reorganizar a ordem de suas guias, basta clicar nas três linhas horizontais e arrastá-las para o seu arranjo preferido.

No entanto, ao fazer isso, verifique se a guia da loja está entre as três principais. Isso garantirá que ele ainda fique visível quando sua lista de guias for reduzida pelo link “Ver mais”.

Etapa 2: Configurar a guia Loja do Facebook

Se a guia da loja não estiver sendo exibida corretamente, volte para “Modelos e guias”, clique em “Configurações” e verifique se “Mostrar guia da loja” está ativada.

Depois de fazer isso, volte para a sua página do Facebook e clique em “Comprar”.

Para continuar, você deve concordar com os Termos e Políticas do Vendedor do Facebook. Leia tudo antes de concordar e clicar em “Continuar”.

Em seguida, o Facebook perguntará como você gostaria que as pessoas comprassem produtos em sua loja.

Em qualquer lugar fora dos EUA, há duas opções: “Mensagem para comprar” ou “Checkout em outro site”.

Depois de escolher seu método de compra, é hora de adicionar produtos à sua loja do Facebook.

Etapa 3: adicionar produtos à sua loja do Facebook

Para começar, vá para a guia da loja do Facebook e clique em “Adicionar produto”. 

Em seguida, faça o upload das fotos do produto e dos vídeos do. Em seguida, digite o nome do produto, o preço e inclua uma descrição atraente do produto.

Neste exemplo, optei por enviar compradores a um site para concluir a compra, portanto, seria necessário adicionar o URL do site para este produto específico.

O Facebook possui detalhadas diretrizes e recomendações para listagens de produtos. Vamos dar uma olhada rápida em alguns dos pontos mais importantes.

Diretrizes de imagem do produto do Facebook

Você deve:

  • incluir pelo menos uma imagem para cada lista de produtos
  • A imagem deve ser do próprio produto (não pode ser uma representação gráfica)

Idealmente, você deve usar imagens que:

  • Mostrar todo o produto
  • Mostrar o produto de perto em um ambiente bem iluminado
  • Tenha uma resolução de 1024 x 1024 ou superior
  • formato quadrado
  • Tenha oTenha um fundo branco
  • o produto em situações da vida real

Não use imagens que contenham:

  • Texto (por exemplo, chamadas para ação ou de códigos de promoção)
  • Conteúdo ofensivo (por exemplo, nudez, linguagem explícita, violência)
  • Material publicitário ou promocional
  • Marcas d’água
  • Informações sensíveis ao tempo (por exemplo, ofertas por tempo limitado)
Diretrizes para descrição do produto no Facebook

Suas descrições não devem incluir:

  • HTML (somente rich text)
  • Números de telefone ou endereços de e-mail
  • Títulos longos
  • Pontuação excessiva
  • Todas as letras maiúsculas ou minúsculas
  • Spoilers de livros ou filmes

Idealmente, suas descrições devem:

  • Fornecer apenas informações diretamente relacionadas ao produto
  • Seja conciso e fácil y para ler
  • Destaque os recursos e benefícios exclusivos do produto
  • Seja gramaticalmente correto e pontuado adequadamente

Quando terminar, clique no botão de alternância para ativar o compartilhamento e clique em “Salvar”.

Nesse momento, você precisará esperar pelo Facebook para revisar e aceite seu produto. Isso geralmente leva alguns minutos e o Facebook o notificará quando o processamento estiver concluído e seus produtos estiverem visíveis.

Depois que seu produto for aprovado, ele terá a seguinte aparência:

Basta repetir esse processo até que todos os seus produtos sejam adicionados.

Etapa 4: gerenciar seus produtos e pedidos

Para gerenciar seus produtos e pedidos, clique na guia “Ferramentas de publicação” na parte superior da sua página do Facebook e clique em “Comprar” na parte inferior do menu da barra lateral.

Se você mora nos EUA e optou por permitir que os usuários façam checkout no Facebook, você receberá uma notificação sempre que receber um novo pedido.

Você também tem uma guia de adição no menu “Comprar” para gerenciar seus pedidos.

A seguir:

Como marcar seus produtos nas postagens do Facebook

Vamos ver rapidamente como marcar seus produtos nas postagens do Facebook.

Primeiro, compartilhe uma nova postagem no Facebook ou exiba uma postagem antiga com os produtos que você deseja marcar.

Agora que você tem uma guia da loja do Facebook com produtos, haverá uma opção para “Etiquetar produtos” ao lado do botão usual “Marcar foto”.

Basta clicar em “Marcar produtos”, selecione o produto que você deseja marcar e clique em “Marcação finalizada”.

É isso!

Agora, sempre que um usuário visualizar sua postagem, serão exibidas miniaturas das listagens de produtos da sua loja do Facebook ao lado da imagem.

Resumo

As lojas do Facebook são uma oportunidade incrível para colocar suas ofertas de produtos na plataforma de mídia social mais popular do mundo.

Lembre-se de que, com uma loja do Facebook, você pode:

  • Capitalizar o incrível engajamento social do Facebook para expor sua marca a amigos dos compradores
  • Etiquete seus produtos nas postagens do Facebook para aumentar as vendas
  • Reduza o atrito no processo de vendas, permitindo que os usuários comprem seus produtos sem sair do site

Se você quer vender online, é melhor criar uma loja no Facebook usando um serviço como o Shopify.

Dessa forma, você manterá o controle completo sobre seus negócios e também terá acesso a um conjunto de recursos projetados exclusivamente para ajudá-lo afinanceiros aumentar seus resultados.

Se você mora em um país sem acesso ao recurso de loja do Facebook, não se preocupe – ele está a caminho. Enquanto isso, você ainda pode aproveitar outros recursos do Facebook para aumentar sua loja, como o Facebook Stories e o Facebook Live.

Você tem uma loja no Facebook? Fale sobre suas experiências nos comentários abaixo!

Fonte: Oberlo

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