Como divulgar meu negócio na internet?

Como você promove uma pequena empresa online nos dias de hoje? Como proprietário de uma pequena empresa, quais as etapas que você deve tomar para garantir que você não esteja perdendo nenhuma oportunidade? Como você pode utilizar a internet para encontrar mais clientes e fazer mais vendas?

Estas são algumas das perguntas que vou tentar responder nesta publicação, explicando 7 métodos para promover uma empresa online que estão comprovadamente funcionando.

1. Você precisa ter um site comercial

Eu sei que isso parece estranho e, embora isso seja óbvio para muitas pessoas, ainda mais de 55% das empresas não têm um site ou possuem um site desatualizado.

Então, seu primeiro passo é colocar sua empresa na internet. Como você vai fazer depende do seu orçamento e do tipo de site que deseja criar, mas os princípios gerais que você deve seguir são:

  • Obtenha seu próprio nome de domínio – registre um nome de domínio .com ou .com.br para sua empresa.
  • Hospede seu site em um provedor de hospedagem confiável – nem sempre vá para a solução mais barata, mas escolha um provedor de hospedagem confiável.
  • Não se esqueça de que seu site representa a imagem da sua empresa. Leia meu artigo sobre SEO Web Hosting para obter mais informações.
  • Certifique-se de que seu site carrega o mais rápido possível – O provedor de hospedagem tem que desempenhar um papel muito importante sobre isso, mas também a empresa que desenvolverá seu site.
  • Os sites rápidos têm muitos benefícios a oferecer às empresas e isso não deve ser esquecido.
  • Site responsivo – Como veremos abaixo, mais e mais pessoas usam seus celulares para pesquisar na web então ter um site amigável para celular é uma obrigação.
  • Forneça informações sobre seus negócios, produtos ou serviços – Por último, mas não menos importante, não se esqueça da missão principal do seu site, ou seja, fornecer informações sobre seus negócios, produtos e serviços de forma profissional.
  • Melhor fazer algo realmente simples e funcional em vez de algo elegante, mas lento e não amigável.

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2. Otimize seu site para os mecanismos de busca

Criar um site é o primeiro passo, o segundo passo é garantir que o seu site seja amigável para mecanismos de busca.

Otimização de mecanismo de busca ou SEO, como é amplamente conhecido, é um conjunto de mudanças que você precisa fazer em um site para que possa ser entendido pelos mecanismos de pesquisa.

Quanto mais informações você fornece aos motores de busca sobre o seu site, maior será a sua chance de receber o tráfego deles.

3. Valorize os dispositivos móveis

A grande maioria dos usuários navega na internet usando uma variedade de dispositivos além do desktop e seu objetivo como proprietário de uma empresa é tornar seu site acessível a quaisquer dispositivos.

Quer se trate de um smartphone, iPad, Android Tablet, Amazon Kindle ou mesmo TV (Smart TV, Google TV, Apple TV), eles podem ser capazes de encontrar, ler e interagir com seu site sem problemas.

A melhor maneira de fazer isso é adotando um design responsivo, que é uma técnica de design que torna um site adaptável a diferentes tamanhos de tela e resoluções.

Por exemplo, verifique se você vê este site em vários dispositivos e resoluções.

4. Construa sua reputação online

Como empresário, você já sabe o quão importante é a reputação da sua empresa e que isso é algo que você constrói com cuidado e paciência ao longo do tempo.

Você também sabe que uma boa reputação fará com que as pessoas confiem em você e isso acabará por trazer vendas, clientes fiéis e muito mais.

Bem, a Internet não é uma exceção a esta regra. Você deve trabalhar duro para construir sua reputação online como um provedor de serviços confiável ou revendedor.

Como você pode fazer isso?

  • Fornecendo serviços e produtos de qualidade aos clientes
  • Oferecendo um bom serviço ao cliente

Como você pode certificar-se de que o mundo online sabe que você é uma empresa respeitável e confiável?

Através das mídias sociais – Sim, as mídias sociais são a maneira moderna de divulgar sua empresa, construir uma marca e encontrar novos clientes.

As redes sociais têm milhões de usuários por dia e isso inclui seus potenciais clientes.

Ao executar campanhas específicas de redes sociais, publicar conteúdo útil e de alta qualidade regularmente e se envolver com pessoas relacionadas ao seu nicho, você pode gradualmente construir sua reputação online.

Se você não tem certeza de por onde começar ou se você simplesmente não tem tempo para lidar com as mídias sociais, procure um profissional ou empresa que possa fazer isso por você.

Outro fator importante que você precisa ter em mente é que, além de construir sua reputação online, você também deve tomar medidas para protegê-la.

Em outras palavras, uma vez que você inicia o trabalho em redes sociais, você precisa monitorar o que os outros dizem sobre você nas diferentes redes sociais e responder a eles caso tenham uma pergunta, uma crítica ou reclamação.

5. No mundo online você também precisa de conteúdo

Os motores de busca e as redes sociais só funcionam com uma coisa: conteúdo.

Seja suas novidades, informações sobre produtos, textos, imagens, vídeos, infográficos, avaliações, opiniões dos usuários, fóruns, perguntas. Você precisa de conteúdo para poder promover o seu negócio online.

Este processo de uso de conteúdo para fins de promoção é conhecido como marketing de conteúdo e as empresas que conseguiram fazer isso corretamente tiveram um grande sucesso.

Se você ainda não tem certeza de como o marketing de conteúdo pode ajudar na promoção do seu negócio, considere o exemplo do que estou fazendo agora no artigo que você está lendo.

Estou usando conteúdo para ajudá-lo a entender um processo, como promover sua pequena empresa online e, ao mesmo tempo, indiretamente, estou anunciando meus conhecimentos e serviços.

E se o seu nicho não é tão rico em SEO o que você faz em tais casos? Esse é um dos desafios que você tem que resolver, mas acredite e pense com cuidado que você pode encontrar uma solução.

Para iniciantes, você pode fazer um blog da empresa e escrever sobre seus produtos ou serviços e como eles podem resolver o problema das pessoas. Você pode compartilhar dicas e notícias da indústria, você pode falar sobre os líderes em sua indústria etc.

Ao falar com novos clientes, este é sempre um tema de discussão, mas no final, sempre podemos encontrar uma solução e, uma vez que vêem os resultados do marketing de conteúdo, tudo fica mais fácil.

6. Os mercados móveis estão em ascensão

Como mencionei acima, além dos desktops, você também deve se certificar de que você fornece aos seus usuários uma versão móvel amigável do seu site para que eles possam acessá-lo em qualquer lugar.

Além disso, você também deve aproveitar os diferentes mercados móveis (Apple App Store, Google Play, Amazon Market, Windows Mobile Market).

Há milhões e milhões de usuários baixando diariamente um tipo diferente de aplicativos e jogos desses mercados e se você não estiver lá (ou seja, um aplicativo nativo sobre sua empresa submetida nessas lojas), eles não poderão encontrá-lo .

Que tipo de aplicativo você pode criar?

Dependendo do seu nicho, pode ser um aplicativo rico em conteúdo, um jogo ou um aplicativo showcase. Se você está vendendo um produto por exemplo, o aplicativo pode ter mais imagens e vídeos sobre seus produtos em um formato amigável para dispositivos móveis.

As possibilidades são infinitas e a única limitação é o orçamento que você pode alocar para estabelecer sua presença nos mercados móveis.

7. Anuncie

A Internet oferece uma infinidade de ferramentas publicitárias adequadas para promover uma pequena empresa:

Anuncie com o Google Adwords – O Google possui a maior rede de publicidade do mundo e você pode usá-lo para promover seu negócio online. Baseia-se em um sistema de leilão de pagamento por clique (CPC) e pode ajudá-lo a exibir seu anúncio para de milhões de pessoas usando o Google para pesquisar na web e milhões de sites que exibem anúncios do Google.

Anuncie com anúncios do Yahoo / Bing – O Yahoo e a Bing possuem um sistema semelhante ao Google para colocar anúncios em sua rede e os sites que executam seus anúncios.

Publicidade direta – Se você preferir não usar o modelo de publicidade CPC, você pode pesquisar na web e encontrar sites relevantes para sua empresa, contatá-los e negociar com eles um preço para exibir seus anúncios.

Conclusão

O que descrevi acima são apenas 7 oportunidades disponíveis que você possui no seu arsenal para promover um negócio online.

Na minha opinião, estes são os métodos mais importantes e comprovados para o trabalho, gerando um alto retorno sobre o investimento.

Se você é novo no marketing digital, mas entende que você precisa fazer isso, de outra forma, será difícil expandir o seu negócio, a melhor maneira de começar é discutir com um profissional ou agência de marketing digital sua estratégia e criar a curto prazo, mas também a longo prazo um plano de implementação.

Quanto tempo demora para ver alguns bons resultados? Isso depende de muitos fatores, incluindo orçamento, métodos de implementação, complexidade do seu negócio, concorrência, etc., mas quando você trabalha de forma consistente, com um plano e metas claras e mensuráveis, você pode ter um grande sucesso online e aumentar seu negócio 40% mais rápido.

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